Aparelho Digestivo

Digestão

A digestão é o conjunto das transformações mecânicas e químicas, que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores. Nos seres humanos, o processo ocorre da seguinte maneira: quando o alimento é colocado na boca, com a ação dos dentes (mastigação) e da saliva (ação química sobre o amido), ele transforma-se em bolo alimentar.

Esse bolo alimentar desce pelo esôfago até ao estômago, onde, pela ação física dos movimentos da parede do estômago (movimentos peristálticos) e a ação química do suco gástrico (ou estomacal) se transforma em quimo.

O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.

Ali, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quimo vai sendo deslocado em direção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quimo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.